Petrópolis no Século XX - Petropolis in the Twentieth Century - Local History


Caderneta de Seccos e Molhados

 

Agradeço ao amigo José Vantine (empresário local) a possibilidade de registrar uma das poucas memorabilia que neste espaço postamos. Trata-se da "caderneta de compras", o tradicional "fiado" que as famílias possuíam e acertavam ao final do mes. Esta é de um tradicional "Armazém de Seccos e Molhados", como eram denominados os cerealistas de comunidades, quarteirões e bairros de nossas tradicionais cidades brasileiras. Em nosso espaço registramos inúmeros destes prédios, alguns que foram derrubados e outros conservados por seus proprietários.

Como última propriedade petropolitana, objeto deste conjunto de transformações urbanas, relatamos o do tradicional prédio das Duas Pontes em Petrópolis que se encontra desde a última década do século XIX e que atualmente passa por obras que muitos questionam se seriam de recuperação.

A caderneta que apresentamos pertence ao tradicional Armazém da Rua Gonçalves Dias (no.470), no Valle do Paraízo (atual Valparaízo), que pertencia a firma de Francisco Gall Sobrinho & Irmão e com propriedade foram constituídas na primeira década do século XX, porém a que retratamos pertenceu a Margarida Claire e com relatos de suas compras no ano de 1911.

A citada caderneta, cujo proprietário não foi mencionado é uma das inúmeras preciosidades do século XX que as famílias petropolitanas desconhecem seu real valor histórico, assim como inúmeras fotos que são jogadas ao lixo sem expressão do seu valor para reconstituição da memória e da história da sociedade petropolitana.

 

Esperamos que este padrão de cultura-desperdício venha a se encerrar em nossa sociedade com os inúmeros procedimentos educacionais que companheiros realizam junto às famílias por intermédio de seus filhos.

 



Escrito por prof. Oazinguito Ferreira às 19:58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  OAZINGUITO FERREIRA DA SILVEIRA FILHO, prof., pesquisador, Curriculo Lattes
  IHP - INSTITUTO HISTÓRICO DE PETRÓPOLIS - A Memória da Cidade
  ARQUIVO HISTORIOGRÁFICO GABRIEL FRÓES - Memória Petropolitana - Historiográfo
  TEXTOS PUBLICADOS SOBRE PETROPOLIS NO SECULO XX
  HISTORIA&HISTORIA - CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS - Oazinguito Ferreira
  NO TWITTER - PETROPOLISNOSECULOXX - PROFFERREIRA
  COLONIZAÇÃO ALEMÃ EM PETRÓPOLIS - para pesquisas escolares
  ATENDENDO AOS ESTUDANTES
Votação
  Dê uma nota para meu blog